O que é psoríase

Conhecendo sua doença

Inicialmente, quando o seu médico diagnostica psoríase, pode parecer muito para assimilar. Embora possa ser um alívio saber que sua condição tem um nome e que algo pode ser feito, muitas pessoas descobrem que o alívio é misturado com sentimentos de choque, medo, incerteza - e até mesmo raiva.1

A experiência de cada um com psoríase será diferente, variando desde manchas ocasionais muito suaves e coceira até sintomas físicos muito mais graves.

Se você tem psoríase você não precisa apenas aceitá-la. Ao conhecer o máximo que puder sobre a condição, você terá a informação que você precisa para lidar com sua psoríase, da melhor forma possível.

O que é a psoríase?

A psoríase é uma condição clínica que normalmente envolve o crescimento muito acelerado das células da pele. Sinais defeituosos originados no sistema imunológico causa-me formação de novas células da pele em dias e não em semanas.2 O crescimento excessivo das células da pele ocasiona as lesões de psoríase. As lesões apresentam três características: descamação, espessamento e inflamação (vermelhidão)3.   É importante destacar que o crescimento celular acelerado nada tem a ver com câncer.  A experiência de cada um coma  psoríase será diferente, variando desde manchas ocasionais muito suaves e coceira até sintomas físicos muito mais graves.

Até 30% das pessoas que têm psoríase podem também apresentar artrite psoriásica em suas articulações.4 Se você acredita que pode estar afetado, converse com seu médico e explique o porquê.

Quantas pessoas são afetadas?

Qualquer um pode desenvolver psoríase. É igualmente comum em homens e mulheres e afeta aproximadamente de 2 a 3% da população mundial. A psoríase pode começar em qualquer idade, mas a maioria das pessoas desenvolve psoríase entre 20-35 anos de idade. 75% dos casos de psoríase ocorrem antes dos 40 anos. No entanto, é possível desenvolver a doença, tanto na infância como na velhice.5

O que causa a psoríase?

A causa exata da psoríase ainda é desconhecida. É uma condição complexa com várias causas possíveis, que podem ser genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Esses fatores alteram a maneira como as células da pele funcionam, acelerando o ritmo em que elas são produzidas e renovadas.

A psoríase não é contagiosa. Ninguém a transmitiu para você, nem você não pode transmiti-la pelo toque, nadando na mesma piscina, nem mesmo pelo contato íntimo.

[Referências]
  1. National Psoriasis Foundation. [online]. Oregon, EUA; 2015. Disponível em: https://www.psoriasis.org/life-with-psoriasis. Acessado em: 25/07/2015.
  2. American Academy of Dermatology. [online] Illinois, EUA; 2015. Disponível em: https://www.aad.org/dermatology-a-to-z/diseases-and-treatments/m---p/psoriasis. Acessado em: 25/07/2015.
  3. Menter A, Smith C, Barker J. Fast Facts: Psoriasis. 3rd ed. Oxford: Health Press; 2008. P. 14
  4. National Psoriasis Foundation. [online]. Oregon, EUA; 2015. Disponível em: https://www.psoriasis.org/psoriatic-arthritis. Acessado em: 25/07/2015.
  5. Menter A, Smith C, Barker J. Fast Facts: Psoriasis. 3rd ed. Oxford: Health Press; 2008.P.7q