Tratamentos tópicos e suas formas de apresentação

Saiba mais sobre diferentes formulações tópicas

Formulações tópicas podem ter como base água, álcool, óleo ou glicol e outras bases, e misturada com aditivos como conservantes e fragrâncias. As diferentes formulações podem ser projetadas para áreas específicas da pele, para ter um efeito hidratante ou maximizar a penetração do princípio ativo e aumentar a efetividade do tratamento.

Diferentes formulações tópicas

Aqui temos uma lista das apresentações mais comuns dentre os tratamentos tópicos para psoríase.

  • Solução: Soluções são líquidos onde os princípios ativos normalmente em forma de pó são dissolvidos. O líquido base pode ser à base de álcool ou água mas também pode ser óleo ou acetato.
  • Gel: Existem diferentes tipos de formulações em gel para psoríase. Algumas são à base de óleo e outras à base de água ou álcool. Elas tendem a ser absorvidas mais rapidamente do que pomadas e são mais utilizadas para área pilosas ou dobras de pele.
  • Loção: Loções normalmente têm base em mistura de óleo, água e possivelmente álcool. Elas são mais espessas e tendem a ter efeito mais hidratante do que soluções e gel.
  • Creme: Cremes são misturas de óleo e água. Eles são geralmente mais espessas do que as loções e mantêm a forma quando retirados da embalagem. Eles têm uma capacidade média de hidratação.
  • Pomada: Pomadas são misturas de óleo e água com uma grande proporção de óleo. Eles são hidratantes e bons para pele seca. Porém, demora mais para ser absorvido pela pele e pode manchar roupas ou tecidos.
  • Shampoo: O princípio ativo para tratar a psoríase no couro cabeludo pode ser diluído em um shampoo, que será esfregado no couro cabeludo.

Hidratação é importante

Placas de psoríase ressecam facilmente, então é importante sempre manter sua pele hidratada mesmo entre as crises. Fórmulas com base à óleo são melhores em manter a hidratação e também podem auxiliar na penetração do princípio ativo na pele. Entretanto, elas podem levar mais tempo para penetrar na pele, além de serem incômodas de aplicar em certas áreas como couro cabeludo e dobras. Quando utilizando formulações à base de água ou álcool, é importante ter cuidado em manter a pele hidratada.

Quer saber mais?