Como os tratamentos tópicos funcionam

Saiba mais sobre os principios ativos dos produtos tópicos

Queratolíticos


Queratolíticos são substâncias que ajudam a remover a camada córnea da pele. São usados em tratamento de lesões em que a epiderme produz excesso de pele. O ácido salicílico é o mais utilizado. Descamar e suavizar a camada externa da pele pode ajudar a controlar as placas de Psoríase na pele. Pode também auxiliar outros tratamentos tópicos a penetrar na pele. Queratolíticos podem ser vendidos em forma de loção, gel, sabonete e shampoos.

Produtos com concentração elevada de queratolíticos podem causar irritação se deixados sobre a pele por muito tempo. Outro efeito colateral que pode ocorrer é o enfraquecimento das raízes do cabelo o que pode levar a uma perda de cabelos temporária.

Alcatrão de carvão

Alcatrão diminui o crescimento das células da pele e alivia os sintomas como inflamação e irritação. Alcatrão é um derivado de carvão e é comercializado em diferentes concentrações e fórmulas – ex. shampoo e pomada. Quanto maior a concentração, maior o efeito.

Efeitos colaterais possíveis por alcatrão incluem irritação, vermelhidão e ressecamento de pele. Alcatrão pode causar manchas em roupas e descoloração de cabelo. Esteja ciente que alcatrão deixa a pele mais sensível à luz solar e pode ficar ativo na pele por 24 horas. É recomendado o uso de protetor solar após utilização de alcatrão

Esteroides ou anti-inflamatórios

Esteroides ou anti-inflamatórios reduzem o inchaço da pele diminuindo a inflamação, aliviando a coceira e bloqueando a produção de células da pele. Esteroides têm diferentes potências e formulações. Esteroides são vendidos sob prescrição médica.

Efeitos colaterais de esteroides incluem danos à pele – também chamado atrofia. Ela pode aparecer como afinamento da pele ou mudanças na pigmentação original. Esteroides podem ser absorvidos através da pele e afetar órgãos internos quando espalhados em áreas muito grandes da pele ou utilizados por períodos muito longos.

Vitamina D

Vitamina D – em algumas formas sintéticas produzidas – pode diminuir o crescimento das células de pele. Isso ajuda a diminuir o inchaço e remover as placas. Para que a vitamina D sintética funcione corretamente, deve-se utilizá-la por pelo menos duas ou três semanas. Tratamentos tópicos com vitamina D apresentam diferentes formulações, ex. cremes e loções, além de poder ser combinado com esteroides tópicos.
Efeitos colaterais da vitamina D tópica são irritação da pele e sensação de picada ou queimação.

Combinações de esteroides e vitamina D

Alguns tratamentos tópicos incluem ambos, vitamina D sintética e esteroides em um único produto. Assim, você tem os benefícios de ambos, o efeito anti-inflamatório do esteroide com a redução no crescimento das células da pele com a vitamina D. Produtos que contém esta combinação podem ter diversas apresentações, ex. gel, pomada e espuma.

Retinoides 

Retinoide é a forma sintética da vitamina A. ela afeta como as células se regulam e controla a reprodução celular, reduzindo sua multiplicação.

Efeitos colaterais possíveis de retinoides em forma tópica são irritação da pele e ressecamento da pele. Retinoides também podem deixar a pele mais sensível à luz solar, sendo recomendado o uso de protetor solar ou roupas protetoras enquanto estiver fazendo o tratamento com retinoides.

Antralina

Antralina é a versão sintética de uma substância química derivada da casca da  Araroba. Quando aplicado à pele, tem efeito de reduzir a multiplicação das células em pessoas com Psoríase.

Antralina pode causar irritação e pode manchar roupas e descoloração de pele e cabelo. Não existem dados sobre o uso a longo prazo.

Quer saber mais?