Como os tratamentos orais funcionam

Saiba mais sobre os diferentes principios ativos dos tratamentos orais

Como o nome indica, tratamentos orais são medicamentos que acessam o corpo através da boca. Isso significa que tratamentos orais têm efeito em todo o corpo, também chamado de efeito sistêmico e não em áreas localizadas da pele onde a Psoríase está presente. Tratamentos orais são comumente indicados para casos de Psoríase moderada ou grave e artrite psoriásica. 

Abaixo você pode saber mais sobre os tipos mais comuns de tratamentos orais.

Metotrexato

Metotrexato suprime o sistema imunológico do corpo e pode reduzir os sintomas da Psoríase. Ele é utilizado também para os tratamentos de artrite psoriásica e outras doenças inflamatórias. Metotrexato é um anti-inflamatório e inibe o rápido crescimento das células da pele

Metotrexato pode ser encontrado em comprimidos ou formulações orais e sua posologia mais comum é de uma vez por semana. Em alguns casos pode ser administrado por injeção.

O metotrexato tem graves efeitos adversos potencias por isso é importante que sua utilização seja feita sob constante supervisão médica. Pode afetar o fígado e não deve ser combinado com o consumo de álcool. Deve-se fazer exames de sangue constantemente para assegurar que o tratamento está sendo processado pelo organismo de maneira segura.

Ciclosporina

A ciclosporina é um principio ativo comumente utilizado no tratamento de psoríase moderada, grave e artrite psoriásica. Ela funciona suprimindo o sistema imune e assim diminuindo a velocidade de reprodução das células da pele. A posologia de ciclosporina normalmente é de uma vez ao dia tanto para os comprimidos quanto para a mistura oral.

Efeitos colaterais potenciais da ciclosporina incluem danos aos rins, disfunção renal e aumento no risco de câncer. Como o metotrexato é importante fazer acompanhamento médico regular enquanto tratado com ciclosporina.

Retinoide

Retinoide é a forma sintética da vitamina A. Ela afeta como as células se regulam e controla a reprodução celular, reduzindo sua multiplicação. Retinoide é indicado para psoríase moderada ou grave. 

Retinoides orais têm graves efeitos adversos potencias que podem incluir náuseas, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações, má formação de fetos em mulheres grávidas e mudanças no estado psicológico e mental.

Quer saber mais?