Um problema compartilhado é um problema pela metade

Por que é importante estar aberto sobre psoríase

Se você já se sentiu constrangido por causa da psoríase, você não está sozinho, na verdade em uma pesquisa recente1 você está entre as 73% das pessoas com psoríase relataram que se sentem da mesma maneira. Essas preocupações são muito comuns, e é importante considerar como você pode controlá-las e certificar de que elas não interfiram em sua qualidade de vida.

É perfeitamente normal sentir-se inseguro

Infelizmente, sentimento de insegurança e constrangimento podem levar as pessoas a tentar e manter sua psoríase em segredo. Embora seja compreensível, isso pode ser emocionalmente desgastante.
Evitar situações que o fazem sentir ansioso (como natação ou aperto de mãos) pode parecer uma estratégia sensata, mas os benefícios disso tendem a ter uma curta duração. Em vez de aliviar a angústia, o fato de se isolar provavelmente fará com que suas preocupações sobre sua aparência se agravem e produzam mais ansiedade.2

Esconder sua psoríase tem considerações físicas também. Se você sempre cobrir sua psoríase com mangas compridas, calças e cachecóis, não apenas estará desconfortável nos dias de verão, como sua pele ficará menos exposta à luz solar o que, na medida certa, pode ser importante no combate à psoríase.3

Não fique isolado

É importante obter o apoio emocional que você precisa e ficar ligado com aqueles ao seu redor, ao invés de tentar controlar a situação por conta própria. Embora possa ser difícil falar sobre a sua psoríase com amigos, família ou colegas, isso trará benefícios reais como: uma rede de apoio mais ampla, compreensão dos colegas e melhor qualidade de vida em casa. Se você decidir discutir a sua psoríase com os outros, aqui estão algumas situações comuns e algumas dicas sobre como lidar com eles:

Superando mal-entendidos

Uma questão que você pode enfrentar é pessoas que não entendem a psoríase. Algumas pessoas podem se preocupar se podem pegar a doença, portanto, é importante que afirme que não é este o caso e depois explique a condição da forma mais simples que puder.

Por exemplo, você pode dizer: “Você deve saber que a pele normalmente se renova a cada três ou quatro semanas. O que acontece comigo é que minha pele trabalha muito rápido. Ela se renova a cada três ou quatro dias e as novas células da pele não têm tempo de se desenvolver adequadamente. É por isso que tudo fica inflamado e descamando”.

A psoríase não é algo de que deva se envergonhar e, se contar às pessoas, pode ser que elas sejam compreensivas e solidárias

Conversando com seu parceiro sobre psoríase

Independentemente de quão próximo você for de alguém, ainda assim pode ser difícil para seu (sua) companheiro (a) saber exatamente pelo que você está passando. Embora possa ser difícil ser franco, obter o entendimento de seu (sua) companheiro (a) pode ser muito útil para controlar sua condição de forma eficaz. Isso pode fazer com que ele (a) se sinta melhor e saiba como pode lhe oferecer apoio prático e/ou emocional.

Obtendo apoio familiar

Potencialmente, a psoríase pode colocar uma pressão sobre a vida familiar. Pode haver exigências adicionais colocadas sobre os familiares, como ajudá-lo a aplicar medicamentos tópicos. Ou o tempo de lazer da família pode ser afetado se você sentir a necessidade de evitar locais públicos como piscinas. No entanto, ela não prejudica a vida familiar. Ao ser franco sobre sua condição, você vai colocar os familiares em uma posição melhor para dar o apoio de que necessita.

Explicando sua psoríase aos colegas

A psoríase pode impactar a vida no trabalho em diversas maneiras, desde lidar com a curiosidade dos colegas de trabalho sobre as placas, se ausentar do trabalho devido às crises ou estresse emocional. Portanto, é uma boa ideia considerar como você vai lidar com eventuais problemas e informar os colegas sobre sua condição.Ao decidir contar a eles, pense com cuidado sobre o que você quer e não quer dizer. Como regra geral, é melhor usar uma linguagem simples. Enfatize que você está tratando a condição, que não é contagiosa e que não afeta seu compromisso com o trabalho.

Uma rede de apoio mais ampla

A psoríase não é algo de que deva se envergonhar e, se contar às pessoas, elas podem ser compreensivas e solidárias. Embora não seja fácil, isto pode ajudá-lo a mantê-la em perspectiva. Pouquíssimas pessoas estão completamente felizes com seus corpos e praticamente todos sabem como é se sentir envergonhado ou inseguro às vezes.A decisão sobre para quem contar é inteiramente sua, e você pode ser surpreendido de forma agradável pelas respostas positivas que obterá.

[Referências]
  1. National Psoriasis Organization. [online]. Northampton, England; 2015. ‘Report on the Psycho-Social Impacts of Psoriasis. Disponível em: http://www.psoriasis.org/Document.Doc?id=619. Acessado em: 02 / 08 / 2015.
  2. Helpguide.com [online]. EUA; 2015. Disponível em: http://www.helpguide.org/mental/social_anxiety_ support_symptom_causes_treatment.htm. Acessado em: 02 / 08 / 2015.Esta referência não foi encontrada.
  3. 30-Patient [online]. Leeds, Reino Unido; 2015. Disponível em: http://www.patient.co.uk/health/Psoriasis.htm. Acessado em: 02 / 08 / 2015.

Quer saber mais?