Mantenha seu local de trabalho informado

Conselhos para falar com o seu chefe e colegas

A psoríase afeta a vida profissional de muitas pessoas. Sem considerar o estresse decorrente do próprio trabalho, você pode ter que lidar com a curiosidade dos colegas sobre qualquer placa visível.A psoríase também pode fazer com que você se ausente do trabalho devido a crises sérias ou angústia emocional. Por isso, é uma boa ideia considerar como você vai lidar com qualquer possível problema e instruir os colegas sobre sua condição.

Devo contar aos meus colegas e gerentes sobre a psoríase?

Esta é uma decisão pessoal. Isso pode depender da gravidade da psoríase e do impacto que ela exerce em seus colegas e em seu trabalho. Embora possa ser difícil, se você contar aos seus colegas, é muito provável que eles sejam solidários.Muitas pessoas com a condição relatam reações positivas de seus colegas, ao contrário do que esperavam. E, ao ‘instruí-los’, você está ajudando a combater qualquer discriminação e preconceito que eles poderiam ter – o que beneficiará outras pessoas que eles conhecerem que também tenham psoríase.

A quem devo contar primeiro?

Um bom primeiro passo é levantar o assunto com seu chefe direto. Em seguida, você pode querer explicar a condição aos colegas que forem mais afetados por suas placas, ausências e assim por diante.Ao decidir contar a eles, pense com cuidado sobre o que você quer (e não quer) dizer. Como regra geral, é melhor usar uma linguagem simples. Enfatize que você está tratando a condição, que não é contagiosa e que não afeta seu compromisso com o trabalho.

Embora possa não ser fácil, se você contar aos seus colegas sobre sua psoríase é muito provável que eles sejam solidários.

Como devo falar com meu chefe sobre a psoríase?

No que diz respeito ao seu chefe, é melhor solicitar uma reunião em particular em um momento em que nenhum de vocês estiver sob pressão. Anote o que você quer dizer – não é necessário entrar em muitos detalhes se não quiser.Seu chefe desejará saber se sua condição terá qualquer efeito em sua capacidade de trabalhar. Por isso, descreva as formas nas quais a psoríase pode afetar sua vida profissional e que tipo de apoio você gostaria de receber – por exemplo, se você precisar se ausentar em intervalos regulares para realizar consultas médicas.

Como devo discutir a questão com os colegas?

Se você quer que seus colegas saibam sobre a psoríase ou acha que seria apropriado ou benéfico contar a alguém, escolha um bom momento para descrever as causas, sintomas e tratamentos da psoríase. Tente manter sua explicação simples e direta. Isso pode ajudar a aprofundar o conhecimento de seus colegas sobre sua condição e também fazer com que você se sinta mais tranquilo.

Quais são os benefícios de ser franco sobre a psoríase no trabalho?

O trabalho pode ser estressante o suficiente sem que você precise esconder a psoríase das pessoas. Se você contar aos seus colegas, provavelmente se sentirá mais confortável para mostrar sua pele afetada. Isso significa que você poderá vestir roupas apropriadas ao clima – tais como blusas de mangas curtas no verão, por exemplo – ao invés de sentir calor e ficar incomodado, com roupas que cobrem a psoríase.Além disso, quando seus colegas souberem da psoríase, você estará em uma posição muito melhor para pedir ajuda no trabalho – talvez você precise que uma questão urgente no trabalho seja solucionada enquanto se ausenta para uma consulta médica, ou queira que alguém o substitua em uma reunião porque sua pele está coçando muito e você acha difícil conseguir se concentrar.

E se eu não quiser falar abertamente sobre minha psoríase no trabalho?

É seu direito manter sua condição em segredo. No entanto, algumas pessoas se sentem menos ansiosas e mais relaxadas depois de terem sido francas sobre a psoríase.Você também pode querer considerar se mantiver sua psoríase em segredo poderia aumentar o seu nível de ansiedade e estresse. Também vale a pena ponderar os benefícios que podem surgir, tanto no trabalho como em geral, ao ter colegas solidários perto de você.

Quer saber mais?