Leve sua autoestima para outro nível

Como a construção da autoestima pode ajudar

Lidar com a psoríase pode às vezes parecer uma montanha-russa emocional. Além de ter de conviver com a coceira e com a dor da condição, pode fazer com que se sinta constrangido com a aparência e se preocupe como as outras pessoas podem reagir.Assim, não é surpresa que as pessoas com psoríase, por vezes, digam que estão ansiosas, deprimidas, constrangidas ou envergonhadas com sua condição, e que esses sentimentos possam ter um impacto negativo em suas vidas.1

Reconstrua sua autoestima

Em última análise, a maneira como se sente em relação a si mesmo é um reflexo do que está acontecendo em seu estado emocional. É mais provável que se preocupe com sua aparência quando você não se sente tão bem consigo mesmo que em outras situações. Assim, a reconstrução da autoestima pode realmente ajudar.2

Sentimentos de constrangimento ou vergonha em relação à psoríase é completamente natural, mas isso não significa que você deva se apoiar neles.

Ter uma boa autoestima significa gostar e aceitar a si mesmo como você é. As placas são apenas uma pequena parte da sua aparência física, e aparência é somente uma pequena parte de quem você é. Então, tente olhar para si a partir de uma perspectiva mais ampla. Você tem muitas qualidades. Além de sua aparência física seu encanto inteligência, bondade e humor talvez desempenhem um papel muito mais importante na definição de quem somos.Quando você começa a pensar nesses termos, isso pode impedi-lo de focar somente na aparência física e ajudá-lo a enxergar as coisas de outra perspectiva.

Tente se manter positivo

Ser positivo é importante para a autoimagem, até porque isso mantém os pensamentos negativos distantes. Se nós sempre olharmos para os aspectos negativos de uma situação, isso pode desencadear sentimentos ruins em nós sobre o que está acontecendo e, por sua vez, pode nos levar a ter mais pensamentos ruins.Então tente ser positivo sobre si mesmo e sobre aqueles ao seu redor. Embora isso seja mais fácil de falar do que de fazer, existem técnicas que podem ajudá-lo a manter uma atitude positiva, tais como:

Focar no que gosta em si mesmo.

Toda manhã, ao olhar no espelho, lembre-se que você tem um sorriso contagiante ou que você é bom em fazer as pessoas rirem. Então, se um pensamento negativo sobre a psoríase surgir em sua cabeça no final do dia, pode optar por lembrar-se de seus vários atributos positivos.

Encontrar um fator para sentir-se bem.

Identifique coisas em sua vida que o fazem sentir-se positivo e energizado. Talvez encontrar os amigos, jogar futebol, assistir a uma comédia romântica ou dançar. Qualquer coisa que você ama fazer; tente organizar-se para incluir isso em sua rotina.Sentimentos de constrangimento ou vergonha sobre a psoríase é completamente natural, mas isso não significa que você deva se apoiar neles.Se os simples conselhos que damos aqui e o apoio de seus amigos e família não forem suficientes, e você continua se sentindo ansioso ou para baixo, você deve consultar o seu médico. Ele pode conseguir ajudá-lo ou encaminhá-lo para uma ajuda mais especializada. Você não tem de aceitar tais sentimentos como parte de conviver com psoríase.

[Referências]
  1. The Psoriasis Association [online]. Reino Unido; 2015. Se psoriasis: looking deeper. . Disponível em: https://www.psoriasis-association.org.uk/silo/files/SPLD-Report-_FINAL-1.pdf. Acessado em: 02 / 08 / 2015.
  2. Psychology Today [online]. Nova Iorque, EUA; 2015. Disponível em: http://www.psychologytoday.com/blog/skin-deep/201001/the-emotional-impact-skin-problems. Acessado em: 02 / 08 / 2015.

Quer saber mais?