Contar tudo: ser franco com amigos e família

Benefícios de explicar a psoríase aos familiares

A psoríase pode afetar suas relações com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Ao ser franco e dedicando tempo para explicar sua condição, você pode ajudar as pessoas próximas a entender mais sobre os problemas relacionados à sua condição – e você as coloca em uma posição melhor para lhe fornecer o apoio de que você precisa.

Como a psoríase afeta a vida da família

A menos que possíveis problemas já existentes sejam abordados, a psoríase pode afetar a vida da família de diversas maneiras. Por exemplo, o tempo que leva para aplicar seus tratamentos, a relutância em sair de casa ou evitar locais públicos – como piscinas, praias e locais esportivos –, tudo pode interferir no tempo de lazer da família.

Ao ser franco sobre sua condição e dedicando tempo para falar sobre ela, provavelmente lhe proporcionará apoio e ajudará a manter a qualidade de vida da família.

Possivelmente pode haver demandas adicionais para familiares, como ajudar a aplicar medicações tópicas, responsabilizar-se pela limpeza da casa e a necessidade de ser mais solidário. Por isso, é importante dedicar um tempo para explicar sua condição e discutir os desafios que os familiares podem enfrentar.

Por que o apoio familiar é importante

Sem dúvida, obter o apoio familiar é essencial, pois isso não apenas faz uma enorme diferença em sua qualidade de vida, como também pode influenciar na evolução da doença1. Uma vez que o estresse pode desencadear uma crise ou impedir que a psoríase melhore, é uma boa ideia que os familiares tentem entender sua condição e, também, tentem lidar com os problemas que possam afetar a forma como você se sente.2

Embora seja importante entender que boas relações pessoais são benéficas para controlar sua condição, não há motivos para que a psoríase venha impactar excessivamente a qualidade de vida da sua família.

Ser franco sobre sua condição e dedicar tempo para falar sobre ela, provavelmente lhe proporcionará apoio e ajudará a manter a qualidade de vida da família.

[Referências]
  1. Anstey AV, Edwards G, Lass A” Severe psoriasis has a greater negative effect on quality of life than previously appreciated: a U.K. web-based patient survey. Conference: 90th Annual Meeting of the British Association of Dermatologists, At manchester. Disponível em: http://hj2ka5ar2d.search.serialssolutions.com/directLink?&atitle=Severe+psoriasis+has+a+greater
    +negative+effect+on+quality+of+life+than+previously
    +appreciated%3A+A+U.K.+web-based+patient+survey&author=Anstey%2C
    +A.V.%3BEdwards%2C+G.%3BLass%2C+A.&issn=00070963&title=British+Journal+of+Dermatology&volume=163&issue=&date=2010-07-01&spágina=38&id=doi:10.1111%2Fj.1365-2133.2010.09728.x&sid=ProQ_ss&genre=article. . Acessado em: 02 / 08 / 2015.
  2. WebMD [online]. 2015. Disponível em: http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/psoriasis/coping-with-psoriasis. Acessado em: 02 / 08 /2015.

Quer saber mais?