Como vencer a batalha da confiança

Maneiras de sentir melhor consigo mesmo

Como qualquer doença ou condição, a psoríase não é algo de que se deva ter vergonha, mas os sentimentos de vergonha e constrangimento são comuns. Embora seja normal sentir-se constrangido sobre a sua pele, a boa notícia é que existem estratégias para ajudá-lo a aumentar sua autoestima e sentir-se mais à vontade para fazer as coisas que quiser.

Faça um diário sobre o seu humor

Registre o que, quando e por que as emoções negativas surgem, e quaisquer circunstâncias ou pensamentos associados a elas. Se perceber algum padrão, você pode chegar a soluções e estabelecer metas realistas.

Por exemplo, se os filhos do seu vizinho às vezes encaram as suas placas, seu objetivo pode ser ter uma conversa amigável com os pais sobre sua condição para que eles compreendam o que é.

Comemore o sucesso

Mesmo pequenas conquistas podem fazer uma grande diferença para a sua confiança, por isso é importante reconhecê-las assertivamente. Todos os dias, anote duas ou três coisas que você conseguiu por menores que sejam.

Seja o seu melhor amigo

Imagine que você está conversando com um grande amigo. Qual conselho ele lhe daria? Provavelmente ele lembraria de seus pontos positivos e por que gosta de você. Agora, imagine que você é o seu melhor amigo e ofereça-se um pouco de bondade e compaixão.

Como qualquer doença ou condição, a psoríase não é algo do que se deva ter vergonha, mas os sentimentos de vergonha e constrangimento são comuns.

Um passo para fora da situação

Da próxima vez que começar a se preocupar com o que as pessoas possam pensar ou dizer, dê um passo atrás, mentalmente, e imagine que você está olhando do ponto de vista de uma terceira pessoa. Ao fazer isso, você poderá aprender a levar menos as coisas pelo lado pessoal.

Aprenda a gostar de si mesmo

Toda manhã, ao olhar no espelho, lembre-se que você tem um sorriso cativante, uma personalidade calorosa ou que você é bom em fazer as pessoas rirem. Então se, ao final do dia, um pensamento negativo sobre a psoríase aparecer em sua cabeça, você poderá afastá-lo de modo consciente lembrando-se de seus muitos atributos positivos.

Obtenha uma pequena ajuda de seus amigos

Passar tempo com as pessoas que nos amam pode fazer com que nos sintamos valorizados e compreendidos. Mesmo se não sente vontade de sair, um rápido bate-papo por telefone ou 10 minutos gastos relendo cartões de aniversário, cartas ou e-mails antigos podem ser bons lembretes do que as pessoas que realmente pensam sobre você.

Mantenha-se informado

Dominar uma habilidade nova, como aprender um novo idioma ou um instrumento musical, fará maravilhas para que se sinta melhor consigo mesmo. Por que não ter um novo hobby ou esporte, por exemplo? Ou, ainda, por que não encontrar outra maneira de expressar a sua criatividade?

Aprenda a aceitar-se como você é

Algumas pessoas com psoríase acham que é difícil aceitar a aparência de sua pele. Se isso é um problema para você, tente gastar de 5 a 10 minutos todos os dias olhando para as áreas afetadas. Tente não ser tão duro consigo mesmo. Aprenda a aceitar-se do jeito como você é. Faça isso regularmente e, em pouco tempo, poderá se sentir melhor sobre a sua condição.


Quer saber mais?