Siga o conselho do seu médico para ir além

10 dicas para se preparar

Tirar alguns minutos para se preparar para sua consulta ao médico pode ser útil, principalmente se você estiver nervoso ou ansioso por algum motivo. E, como as consultas podem ser limitadas em tempo, um pouco de preparação o ajudará a aproveitar melhor a sua consulta. Não tem certeza por onde começar? Essas dicas poderão indicar a direção certa:

1. Tenha um objetivo claro

O que quer que te preocupe, você conseguirá aproveitar muito mais a sua consulta se você tiver um objetivo claro em mente.

2. Escreva suas perguntas

Antes de sua consulta, pense em todas as perguntas que quer fazer e anote-as. Isso o ajudará a garantir que não vai se esquecer de tirar nenhuma dúvida importante que possa ter. Não tenha medo de fazer todas as perguntas que precisar. Se puder, tente também escrever os motivos pelos quais você quer ter essa informação – apenas para o caso de o médico querer saber por que isso está preocupando você.

Anotar qualquer alteração, observar quando as crises ocorrem e, ainda, se percebeu algo que poderia piorar a psoríase são questões importantes que podem ser muito úteis ao seu médico.

3. Leia sobre a psoríase

Conhecer um pouco mais sobre a psoríase o ajudará a compreender o que seu médico está falando, logo, ler antes da sua consulta pode fazer uma grande diferença. Mas lembre-se de que também há informações incorretas na Internet, portanto sempre se certifique sobre o que você leu com seu médico.

4. Faça uma lista de suas medicações

Faça uma lista de qualquer medicamento que você esteja tomando, incluindo medicamentos e vitaminas sem prescrição médica. Seu médico poderá perguntar, por isso é bom ter uma lista completa pronta.

5. Mantenha um diário dos sintomas

É importante anotar quaisquer sintomas que você apresente e como tem se sentido de modo geral. Anotar qualquer alteração, observar quando as crises ocorrem e, ainda, se percebeu algo que poderia piorar a psoríase são questões importantes que podem ser muito úteis ao seu médico.

6. Solicite uma consulta prolongada se necessário

Se tiver muitas perguntas e estiver preocupado que não haverá tempo o suficiente para discuti-las, informe a recepcionista que você pode precisar de tempo extra.

7. Peça a um amigo ou familiar para ir com você

Caso esteja se sentindo nervoso e talvez se esqueça do que foi dito pelo médico ou, ainda, precise de apoio emocional, é bom levar alguém com você. Um amigo próximo ou parente pode ajudá-lo a lembrar de questões que, eventualmente, você possa esquecer.

8. Vista-se adequadamente

Seu médico pode precisar examiná-lo, portanto pense nas roupas que você vestirá para sua consulta. É melhor escolher roupas que sejam soltas e fáceis de tirar. Evite longas fileiras de botões!

9. Ensaie sua consulta

Se estiver nervoso em relação a sua consulta, você pode praticar o que irá dizer antecipadamente. Isso o ajudará a se sentir mais confiante. Você pode até encenar a consulta, pedindo a um amigo próximo ou membro da família para fazer o papel do médico.

10. Leve um caderno e uma caneta

É uma boa ideia levar um caderno e uma caneta para que possa manter um registro das respostas do médico às suas perguntas. Não há problema em anotar. Na verdade, seu médico provavelmente o encorajará a fazer isso.O modo como se prepara para sua consulta depende de você e de sua situação pessoal. Esperamos que algumas dessas dicas o ajude a pensar sobre como você pode se preparar e aproveitar ao máximo suas visitas ao médico.

Quer saber mais?