Obtendo o conhecimento pelo que veio

Principais técnicas para lembrar o que seu médico diz

Uma pesquisa mostra que nós lembramos apenas de aproximadamente 20% do que nosso médico nos diz.1 Isso pode acontecer devido à ansiedade, incompreensão do vocabulário que o médico utiliza ou simplesmente por estarmos com a mente em outras preocupações. Mas há maneiras de reverter isso. Tente algumas técnicas simples para que você aproveite ao máximo sua consulta com médico:

Tome nota

Uma boa alternativa é levar consigo um caderno e uma caneta. Dessa maneira você pode manter um registro do que seu médico diz. Você também pode anotar as respostas a quaisquer dúvidas que você possa ter. Não há problema em fazer isso. Na verdade, seu médico provavelmente o encorajará a tomar nota.

Se chegar ao final de sua consulta e ainda tiver perguntas não respondidas, ou achar que não entendeu algo, não tenha medo de dizer isso.

Leve um amigo ou familiar

Considere levar um amigo próximo ou membro da família com você. Um amigo próximo ou parente pode lembrá-lo de algo que você esqueceu. Você também pode pedir a seu amigo ou familiar para fazer anotações.

Peça ao seu médico para repetir as informações

É muito importante que você compreenda tudo o que seu médico diz sobre sua condição e tratamento, por isso diga a seu médico se não compreender algo. Uma frase útil que você pode usar é: “acho que não entendi isso, você poderia explicar de forma diferente? ”.

Tente pedir um desenho

Alguns conceitos médicos são difíceis de descrever em palavras, mas podem ser mais fáceis de demonstrar visualmente. Por isso, se tiver encontrando problema para acompanhar uma explicação complexa, tente pedir ao médico para desenhar um gráfico ou diagrama.

Peça instruções por escrito

Seria uma boa ideia pedir para que seu médico escreva as instruções sobre a medicação. Desse modo, você evitará o estresse de chegar em casa e não conseguir se lembrar de como fazer corretamente seu tratamento.

Peça mais tempo

Se chegar ao final de sua consulta e ainda tiver perguntas não respondidas, ou achar que não entendeu algo, não tenha medo de dizer isso. É perfeitamente normal pedir outra consulta. Pode haver mais alguém —uma enfermeira talvez – que poderia lhe explicar tudo.Esperamos que algumas dessas técnicas o ajudem a pensar como você pode aproveitar ao máximo a consulta com seu médico. Embora possa ser difícil assimilar muitas informações e conselhos de uma vez, encontrar uma técnica que funcione para você, pode fazer uma grande diferença – e ajudá-lo a cuidar melhor da sua psoríase.

[Referências]
  1. Ferner RE. Is concordance the primrose path to health? It might not make much difference. BMJ. 2003;327:821–2.

Quer saber mais?