Faça seu tratamento parte de sua rotina diária

Integre seu plano de tratamento no seu estilo de vida

Seu tratamento pode vir em diferentes formas – ele pode ser um produto tópico, uma pílula ou injeção. Cada um carrega seus próprios desafios.

O importante é não se intimidar com a ideia de que você precisa tratar de sua psoríase todos os dias.

Tratamentos diários

Para obter os melhores resultados do seu tratamento, você precisa aplicá-lo exatamente como o seu médico prescreveu. Mas quando você tem muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, pode ser tentador pular um tratamento de vez em quando. Ou você pode simplesmente esquecer de vez em quando. 

O importante é não se intimidar com a ideia de que você precisa tratar da sua psoríase todos os dias. Torne a aplicação de seu tratamento parte de sua rotina diária –talvez o ligando a um hábito estabelecido, como escovar os dentes. Você pode guardar o tratamento no mesmo lugar como um lembrete visual.

Mantenha seu medicamento onde você possa vê-lo todos os dias. Pode ser na cabeceira da sua cama, no armário do banheiro, ou até próximo do chá ou café na cozinha. Certifique-se, claro, em manter a medicação fora do alcance de crianças e bichos de estimação e de acordo com as instruções de armazenamento.

Arrumando tempo para seu tratamento

Se o tempo é um problema, considere o uso de uma formulação que absorve mais rápido na pele. Você também pode acordar alguns minutos mais cedo, ou ir para a cama alguns minutos depois. Se você gosta de planejar cada dia em detalhes, você pode achar útil agendar o seu tratamento como um "compromisso regular consigo mesmo".

Outra opção é criar tempo livre adicional por pedir a um amigo ou membro da família assumir uma de suas tarefas diárias. Afinal de contas, provavelmente não há muita diferença entre o tempo que leva para lavar a louça e o tempo que leva para aplicar o seu tratamento. 

Você pode sentir-se mais propenso a encontrar tempo para o seu tratamento, se você o combinar com algo que você gosta. Ouça a sua música favorita, sintonize na sua estação de rádio ou atualize seu programa de TV favorito.

Terapias tópicas diárias: um guia

Os tratamentos tópicos podem variar bastante em termos de como eles são fáceis de aplicar, o quanto são oleosos e que fazem sujeira e quanto tempo demora para ser absorvido pela pele. Escolhendo a formulação correta pode tornar mais fácil para você lidar com o seu tratamento, especialmente quando você o inclui em sua rotina diária. As formulações mais comuns incluem:
  • Pomada: um tratamento tópico comumente usado. Devido à sua espessura e qualidade oleosa, pode ser difícil distribuir uniformemente e, geralmente, leva algum tempo para ser absorvido pela pele.
  • Gel: uma formulação tópica mais recente. É mais fácil de aplicar do que a pomada e é absorvida rapidamente pela pele. Tal como a pomada, que é uma substância transparente muitas vezes com base aquosa ou em álcool, mas para a psoríase, há géis com base oleosa que visam manter as qualidades hidratantes de uma pomada.
  • Cremes: são geralmente substâncias brancas que consistem de uma mistura de óleo e água. Eles podem variar muito em teor de óleo e compartilham muitas das qualidades de um gel.
  • Xampu: um sabão líquido com um ingrediente ativo feito para psoríase do couro cabeludo. Normalmente você deve deixar o xampu por entre 15-30 minutos antes enxaguar o cabelo.

Lidando com desconfortos

Se você está evitando utilizar seu tratamento por causa de algum desconforto que possa haver, você pode querer considerar uma alternativa, um tratamento menos oleoso.Se você apresenta muitas placas para tratar, você pode colocar uma toalha ou lençol velho para proteger a roupa de cama. Se você tem psoríase do couro cabeludo e aplicar o tratamento na hora de dormir, use uma fronha velha para proteger sua roupa de cama para que você possa se concentrar em obter uma boa noite de sono.Alguns tratamentos com doses menos frequentes – como uma vez por semana – são difíceis de lembrar exatamente quando usar a sua medicação. Pode ser uma boa ideia usar um calendário, um dispositivo de memória eletrônica ou um smartphone para controlar estes tratamentos e programar um alarme ou lembrete de memória.

Monitorando os resultados

Para ajudá-lo a avaliar os benefícios do seu tratamento, é uma boa ideia manter o controle de seu progresso. Tente registrar quaisquer pequenas mudanças na forma como a sua pele está e como você se sente, mantendo um diário de seus sintomas e, talvez, fotografar suas placas em intervalos regulares. Isso lhe ajudará observar as melhoras que você poderia, de outro modo, não perceber; e tal evidência visível de melhoria pode encorajá-lo a continuar com sua rotina de tratamento.

Lidando com os efeitos colaterais

Todos os tratamentos podem ter possíveis efeitos colaterais. É importante conversar com seu médico sobre essas possibilidades para que você saiba o que esperar e quando reagir. Você deve sempre consultar o seu médico se você apresentar algo inesperado quando passar por uma terapia.

Quer saber mais?