Construa um relacionamento sólido com seu médico

Por que um bom relacionamento ajuda a assumir o controle

Assumir o controle de sua psoríase não significa fazer tudo sozinho. Além de amigos, familiares, colegas e grupos de apoio, estabelecer uma boa relação com o seu médico pode ser um grande impulso e ajudá-lo a lidar com sua condição de forma eficiente.

Diálogo aberto e honesto

Construir um bom relacionamento é importante porque permite um diálogo aberto e franco. Quanto mais confortável você se sentir conversando com seu médico, mais propenso estará para explicar tudo o que está ocorrendo e compartilhar como você está realmente se sentindo. E, ao obter o quadro geral, ele vai estar mais apto a indicar o tratamento e aconselhamento corretos.Isso nem sempre é fácil. Todo mundo é diferente e por isso há uma série de razões por que o relacionamento pode ser inferior ao ideal.

A conclusão é que, se é importante para você, também é importante para o seu medico

Durante uma consulta você pode sentir-se perdido devido a uma série de questões. Aqui estão algumas que valem a pena considerar antecipadamente:

Você se sente incapaz de dizer para seu médico quando você não entende algo?

Durante uma consulta com seu médico, haverá muita informação a ser assimilada e é muito possível que você saia sem conseguir compreender tudo o que foi dito. Portanto, não hesite em pedir a seu médico para lhe explicar novamente – eles estão acostumados em repetir as coisas. Se houver um(a) enfermeiro(a) na clínica, você também pode solicitar uma consulta com ele ou ela para discutir as coisas com você.

Você não conta tudo ao seu médico porque tem receio de que ele esteja muito ocupado.

Se você tiver muito sobre o que falar, você já pode alertar seu médico quando estiver marcando a consulta. Talvez você possa perguntar à recepcionista se é possível reservar um pouco de tempo extra. Além disso, antes de ir ao médico, pode ajudar se você escrever quaisquer dúvidas que você tenha. Isso o ajudará a garantir que todas as questões sejam discutidas.

Pode ser que prefira conversar com um médico ou uma médica devido ao constrangimento da psoríase estar em uma área íntima.

É perfeitamente possível ter uma preferência por um médico ou uma médica. Se existir a opção de escolha, você pode indicar sua preferência no momento em que marcar a consulta. Você também pode falar isso para o médico indicado, caso você tem uma escolha de um especialista.

Você está preocupado com as informações que encontrou na Internet?

Muitas informações são facilmente disponibilizadas na internet hoje em dia, mas fique alerta, pois nem todas são confiáveis. Se tiver dúvidas específicas sobre as informações que encontrou na Internet, pode imprimir as páginas e levá-las ao seu médico. Também é importante perguntar a ele se os sites que você está pesquisando são confiáveis.

Você se sente estressado e ansioso porque sua consulta está atrasada.

Uma vez que as rotinas dos médicos funcionam de formas diferentes, muitos oferecem tanto um sistema de “encaixe” para problemas urgentes, como também um sistema de agendamento para os demais pacientes. Isso pode significar que consultas pré-agendadas sejam mais pontuais, mas é sempre uma boa ideia estar preparado para esperar trazendo algo para ler.

Está preocupado após ser encaminhado para um novo médico.

Todos os médicos dedicam seu tempo analisando os históricos dos novos pacientes, condições e tratamentos em andamento. Portanto, seu novo médico pode saber mais sobre você do que você imagina. Se estiver realmente ansioso, agende uma consulta para conversar com ele ou ela o mais rápido possível. A boa notícia é que pode levar bem menos tempo para construir um bom relacionamento com seu novo médico do que você imagina.

Você está querendo saber se está tudo bem se tomar notas

Não há problema em escrever o que seu médico está dizendo. Na verdade, seu médico provavelmente o encorajará a fazer isso. Outra boa ideia é levar um acompanhante ou um amigo próximo à consulta. Eles podem te ajudar a se lembrar dos fatos e podem lhe dar apoio emocional. E após a consulta, você poderá discutir sobre sua condição e tratamento com alguém que realmente entenda o que você está enfrentando.A conclusão é que, se é importante para você, também é importante para o seu médico. Então, através da construção de um bom relacionamento, e estando aberto sobre as suas preocupações, você vai saber que você receberá o melhor apoio possível para tratar a sua psoríase.

Quer saber mais?