Seis maneiras de ganhar a guerra contra as preocupações

Dicas para ajudá-lo a sentir-se calmo e relaxado

Pesquisas sugerem que o estresse pode ser um fator que leva à primeira aparição ou ao agravamento da psoríase já existente1. Muitos pacientes com psoríase também têm estresse e ansiedade da tensão emocional de viver com uma doença de pele.

A pesquisa também mostra que o estresse pode aumentar a sua experiência de dor e fazer seus sintomas da psoríase piorarem.1 Aprender técnicas simples para ajudar a mudar o seu pensamento e manter os níveis de estresse sob controle podem ajudar a diminuir o desconforto dos seus sintomas.

Se você sente que o estresse é um fator importante na sua psoríase, você pode querer consultar o seu médico, que poderá lhe ajudar com técnicas e atividades de controle do estresse, ou encaminhá-lo para um apoio mais especializado.

Atitudes antiestresse comprovadas

Há muitas diferentes linhas de pensamento quando se trata de ajudar os pacientes com estresse e ansiedade associados à psoríase. Abaixo estão algumas técnicas simples que foram encontradas para ser úteis para alguns pacientes com psoríase.

Quando você está se sentindo feliz e confiante, você pode considerar a sua psoríase muito mais fácil de lidar.

1. Tente respirar fundo

Coloque uma mão sobre seu estômago. Inspire profundamente pelo nariz, fazendo com que seu estômago impulsione sua mão para fora. Em seguida, expire lentamente pela boca e sinta a mão voltar. Tente fazer isso até 10 vezes.2

2. Exercite-se regularmente

A atividade física é um dos modos mais fáceis e melhores para lidar com o estresse. Ela incentiva a liberação de hormônios do bem-estar, chamados de endorfinas. Pesquisas mostram que as pessoas podem melhorar seu bem-estar mental exercitando-se por apenas 20 minutos por semana – mas, claro, quanto mais exercício fizer, mais confiante e disposto você se sentirá.3 Encontre um esporte que você gosta; ele vai aumentar o seu vigor e sua resistência e ajudá-lo a relaxar.

3. Faça anotações

Anotar as preocupações impede que elas ocupem sua mente. E pode ser mais fácil enxergar soluções para os problemas se eles estiverem no papel. Um estudo constatou que escrever seus medos por apenas 10 minutos antes de um evento estressante (como um teste importante) pode ajudá-lo a se sentir menos ansioso e mais seguro.4 Tire algum tempo para descobrir o que está incomodando. Fazer uma lista de suas preocupações pode ajudar a limpar sua mente e lhe permitem enfrentar um problema de cada vez. Começando com o mais importante, anote as etapas que você vai tomar para eliminar o estresse de sua vida.

4. Passe algum tempo próximo à natureza

Fazer uma viagem da cidade para o campo ou ir a um parque próximo é uma ótima forma de se desestressar. Pesquisadores descobriram que caminhar em meio à natureza por apenas cinco minutos por dia pode fazer milagres para sua saúde mental.5

5. Brinque com um animal de estimação

Psicólogos descobriram que donos de animais de estimação muitas vezes são menos solitários, medrosos e preocupados do que os que não possuem animais de estimação, além de ter mais autoestima.6

6. Concentre-se no positivo

Pode ser útil se concentrar nas coisas da vida que te fazem feliz. Há muito a ser dito para a manutenção de uma atitude mental positiva. Quando você está se sentindo feliz e confiante, você pode achar sua psoríase muito mais fácil de lidar. Um estado de espírito positivo também pode ajudá-lo a lidar com qualquer coisa que a vida lançar em seu caminho.

[Referências]
  1. Griffiths, C. E. M., Richards, H. L.,‘Psychological influences in psoriasis’, Blackwell Science Ltd, 2001, Clinical and Experimental Dermatology, 26, 338-342, página 338
  2. WebMD [online;. 2015. Disponível em www.webmd.com/balance/estresse-management/estresse-management-breathing-exercises-for-relaxation. Acessado em: 02 / 08 / 2015.
  3. Hamer M, Stamatakis E, Steptoe A. Dose response relationship between physical activity and mental health: The Scottish Health Survey. Br J Sports Med 2009;43:1111-1114. Disponível em: http://bjsm.bmj.com/content/early/2008/04/10/bjsm.2008.046243.short. Acessado em: 03 / 08 /2015.
  4. Ramirez G, Beilock SL, ‘Writing about testing worries boosts exam performance in the classroom’, Science, 2011 Jan 14;331(6014):211-3. Disponivel em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21233387. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  5. Barton J and Pretty J. What is the best dose of nature and green exercise for mental health? A meta-study analysis. Environ. Sci. Technol., 2010, 44 (10), pp 3947–3955.
  6. McConnell AR, Brow CM, Shoda TM, Stayton LE, Martin CE. Friends With Benefits: On the Positive Consequences of Pet Ownership. Journal of Personality and Social Psychology, 2011; 101 (6): 1239-52.

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