Passar por cima da vontade de coçar

Quebre o ciclo da coceira/arranhões

Se sua coceira relacionada à psoríase estiver fazendo com que arranhe a área afetada, você já deve saber que, embora possa trazer alívio temporário, coçar pode inflamar mais a pele, fazendo com que as lesões fiquem mais doloridas, sensíveis e até rachadas1.

Isso pode deixá-lo ainda mais estressado com sua psoríase, o que por si só pode piorar os sintomas. Mas a ajuda está disponível. O ciclo de coçar/arranhar é um fenômeno reconhecido entre pessoas que convivem com a psoríase, e há um número de etapas que você pode fazer para quebrá-lo.

Quaisquer que sejam suas razões, para quebrar o hábito da coceira/ arranhões, você precisa parar com a coceira primeiro. Técnicas de distração podem ajudar.

Encontre comportamentos alternativos

Tente descobrir quando você estiver coçando o que causa o início do ciclo de coçar/arranhar. Mantenha um diário e registre os momentos e situações em que você está mais propenso a coçar – observe se sua pele realmente apresenta coceira ou se é só um hábito.Independentemente de seus motivos, para acabar com o hábito de coçar/arranhar, utilizar técnicas de distração pode ajudar.

Anote o que desencadeia a coceira - por exemplo: estar ao telefone, assistir à TV – e encontre comportamentos alternativos que o impeçam de coçar. Talvez rabiscar, desenhar, escrever ou enviar uma mensagem de texto a um amigo?

Faça o que funciona para você

Dermatologistas em um hospital ensinam às pessoas com psoríase uma técnica que eles chamam de “reversão de hábito”.2 Comece utilizando um diário para registrar com que frequência você está se coçando. Você pode ser surpreendido pelos resultados – normalmente, mais do que imagina.


Em seguida, na próxima vez que for se coçar, aguarde 10 segundos. Pode exigir prática, mas você chegará até o final.Depois, substitua o ato de coçar por um novo comportamento – por exemplo, fechar seu punho por 30 segundos. A vontade de coçar normalmente passa em 30 segundos. Isso ajuda a interromper o ciclo habitual de coçar.

Por fim, se a vontade de coçar ainda persistir, pressione o dedo na área afetada.

Pratique essa técnica todos os dias e, com o tempo, você poderá perceber que não sente mais vontade de coçar com tanta frequência. Combinada ao uso de cremes hidratantes e outros tratamentos, isso deve ajudar a reduzir a coceira. Então, se você pode quebrar o ciclo da coceira, você não será tentado a arranhar e tornar as coisas piores.

[Referências]
  1. Entrevista com a dermatologista Dra. Janet Ross por Eva Gizowska.
  2. Atopic Skin Disease [online]. 2015; Reino Unido. Disponível em: http://www.atopicskindisease.com/articles/BehaviouralDermatology. Acessado em: 03 / 08 / 2015.

Quer saber mais?