Feche a porta para o estresse e ansiedade

Por que o otimismo é parte importante do controle da psoríase?

Muitas pessoas acreditam que o estresse está relacionado à psoríase1. As evidências também mostram que este pode, sim, ser um fator que leva à primeira aparição da doença ou ao agravamento da psoríase já existente.2

Tendo dito isso, os efeitos específicos do estresse em cada indivíduo são difíceis de avaliar – é muito pessoal, abrange diferentes níveis e as causas do estresse podem afetar pessoas de formas diferentes.

Não tenha medo de conversar com seu médico sobre qualquer situação de estresse ou ansiedade que possa estar vivendo.

Ao lado da tensão diária de viver com psoríase, o estresse pode desempenhar um papel importante que pode variar de crise pessoal e trauma psicológico sério à irritação causada pelo trabalho ou por voltar às aulas após as férias.

O que você pode fazer?

Se você acredita que o estresse é um fator em sua psoríase, você deve falar com seu médico, mas há também, algo que você pode fazer para controlar certas situações para permanecer em controle. Qualquer coisa que o relaxe pode auxiliar na redução dos níveis de estresse. Exercícios regulares, sono adequado e atividades como yoga e tai chi podem ajudá-lo a relaxar.Não tenha medo de conversar com seu médico sobre qualquer situação de estresse ou ansiedade que possa estar vivendo. O médico poderá lhe ajudar com técnicas para controle da tensão e, ainda, sugerir atividades que você pode seguir para manter os níveis de estresse sob controle, ou te encaminhar a um especialista relevante.

[Referências]
  1. Fortune D.G., Richards H.L., Main C.J., Griffiths C.E.M., ‘What patients with psoriasis believe about their condition’. J Am Acad Dermatol 1998: 39: 196-201.
  2. Griffiths, C. E. M., Richards, H. L.,‘Psychological influences in psoriasis’, Blackwell Science Ltd, 2001, Clinical and Experimental Dermatology, 26, 338-342.

Quer saber mais?