Exercite o estresse para fora de seu sistema

Como os exercícios físicos regulares podem ajudar você a controlar sua condição

Os exercícios físicos regulares podem contribuir não apenas para seu bem-estar, mas também para o controle da psoríase.1 Por isso, vale a pena integrar a atividade física à sua rotina diária.

Caso nunca tenha praticado exercícios físicos regularmente ou, ainda, se não tiver certeza sobre qual atividade é mais adequada para você, converse com seu médico. Ele poderá ajudá-lo a melhorar e aumentar o grau das atividades aos poucos. Isso pode ser um exercício de 30 minutos em cinco ou mais dias durante a semana, ou sessões curtas de atividade física distribuídas durante o dia.

Integrando uma rotina de tratamento

Há inúmeras maneiras de incluir os exercícios em sua rotina normal. Subir as escadas ao invés do elevador, deixando o carro em casa em viagens curtas, ou estacionar mais longe que o normal, podem ser incluídos em sua atividade física em seu dia. Atividades de casa e jardinagem também contam em sua meta de exercícios.

É mais provável que consiga seguir um cronograma de exercícios se você o encarar com interesse, por isso experimente escolher uma atividade da qual goste e peça ao seu companheiro ou a um amigo para lhe acompanhar. Seja dança de salão, boliche, pilates, tai chi, yoga, caminhada ou qualquer outra coisa, não importa – contanto que possa motivá-lo a se manter ativo.

Os exercícios físicos regulares podem contribuir não apenas para seu bem-estar, mas também para o controle da psoríase.

Os benefícios da atividade física

Além dos benefícios para a saúde em geral, a atividade física pode desempenhar um papel importante no controle da psoríase.2 Então, seria útil planejar como você pode encaixar um exercício regular em sua rotina diária. E pode ser especialmente útil como uma forma de reduzir e evitar o estresse. Consulte seu médico se você nunca se exercitou antes.

[Referências]
  1. National Psoriasis Organization. [online]. Northampton, England; 2015. Disponível em: http://www.psoriasis.org/psoriatic-arthritis/living-well/exercise. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  2. Hamer M, Stamatakis E, Steptoe A. Dose response relationship between physical activity and mental health: The Scottish Health Survey. Br J Sports Med 2009;43:1111-1114. Disponível em: http://bjsm.bmj.com/content/early/2008/04/10/bjsm.2008.046243.short. Acessado em: 03 / 08 /2015.

Quer saber mais?