Dormir tranquilamente

Como obter uma boa noite de sono

Estudos mostram que pessoas com psoríase são mais propensas a se sentirem ansiosas ou deprimidas.1,2 O problema é que a falta de sono pode fazer com que se sinta ainda mais estressado, ansioso ou deprimido, dificultando a quebra do ciclo da falta de sono. E, assim como afeta o humor, a privação de sono pode interferir em muitos outros aspectos da sua vida, como no trabalho, socialização para sexo e em outros relacionamentos.3 A boa notícia é que há muitas alternativas simples para que você volte ao seu padrão de sono regular.

Prepare-se bem

Certifique-se de que seu quarto é arejado, escuro e sossegado, e de que sua cama é confortável – cortinas para bloquear a luz e um colchão de boa qualidade podem fazer uma enorme diferença na qualidade do seu sono.4,5 Tente também evitar beber chá cafeinado ou café quatro horas antes de deitar. Evite também refeições pesadas, apimentadas, e o consumo de álcool à noite, já que tudo isso pode interferir em seu sono.4,5

Dormir é uma parte importante do processo de cura, pois permite que o corpo e a mente se recuperem.

Relaxe

Reservar um tempo para relaxar à noite também o ajudará a dormir melhor – talvez tomar um banho morno, ouvir música ou ler um livro para acalmar seus pensamentos. Algumas pessoas consideram que a meditação ajuda no relaxamento6, enquanto para outros, o exercício de respiração seria mais eficaz. Fazer alguns exercícios de intensidade moderada durante o dia, poderia ajudar você se sentir mais relaxado para dormir.7,8

Livre-se de suas preocupações

Se a ansiedade estiver lhe causando insônia, saber controlar suas preocupações pode ajudá-lo a dormir melhor. Reserve de 20 a 30 minutos todas as noites e escreva uma lista com todas as suas preocupações. Anotar as preocupações impedirá que elas ocupem sua mente e, ainda, fará você ver que elas parecem menos graves no papel. No dia seguinte, analise sua lista novamente e estabeleça algumas metas para lidar com as preocupações.

Se você luta com o estresse, preocupação, ansiedade e tem problemas para dormir, estas técnicas simples podem ajudá-lo. No entanto, você deve sempre consultar o seu médico se você continuar a sentir-se ansioso, deprimido ou estressado. Ele poderá dar-lhe mais orientação ou encaminhá-lo para uma ajuda mais especializada.

[Referências]
  1. Kurd SK, Troxel AB,Crits-Christoph, P, Gelfand JM. The Risk of Depression, Anxiety, and Suicidality in Patients With Psoriasis: A Population-Based Cohort Study’, Arch Dermatol. 2010; 146(8):891-895. doi:10.1001/archdermatol.2010.186 Disponível em:http://archderm.ama-assn.org/cgi/content/full/146/8/891. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  2. Gupta MA, Gupta AK. Depression and suicidal ideation in dermatology patients with acne, alopecia areata, atopic dermatitis and psoriasis. Br J Dermatol. 1998 Nov;139(5):846-50.
  3. WebMD [online]. 2015. Disponível em: http://www.webmd.com/sleep-disorders/excessive-sleepiness-10/relationships Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  4. NHS Choices.[online]. 2015; Reino Unido. Disponível em: http://www.nhs.uk/Conditions/Insomnia/Pages/Treatment.aspx. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  5. The Help Guide.Org [online]. 2015; California, EUA. Disponível em: http://www.helpguide.org/life/sleep_tips.htm. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  6. American Academy of Sleep Medicine. "Meditation May Be An Effective Treatment For Insomnia." ScienceDaily. ScienceDaily, 15 June 2009. Disponível em: www.sciencedaily.com/releases/2009/06/090609072719.htm. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  7. Reid K, Baron KG, Lu B, MD, NayloR E, Wolf L, Zee PC. Aerobic exercise improves self-reported sleep and quality of life in older adults with insomnia. Sleep Med. 2010 October ; 11(9): 934
  8. 8- American Academy of Sleep Medicine. "Moderate Exercise Can Improve Sleep Quality Of Insomnia Patients." ScienceDaily. ScienceDaily, 12 June 2008. Disponível em: www.sciencedaily.com/releases/2008/06/080611071129

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