Cuide da sua pele com os cuidados que ela merece

5 dicas para evitar coceira e uma pele escamosa

Um sintoma comum associado à psoríase é a formação de pele grossa, com escamas, que aparecem quando as células externas da pele são reproduzidas muito rapidamente. Quando a pele fica muito seca e descamativa, há um risco de que possa rachar e até começar a sangrar.1 Portanto, é importante considerar essas cinco dicas simples para cuidar melhor de sua pele, que ajudam a trazer os seus sintomas sob controle:

1. Mantenha sua pele bem hidratada

A pele em hidratada não só reduz a descamação e sintomas relacionados, mas pode ajudar também a manter o efeito do tratamento.2

Evite produtos que sejam perfumados e prefira um sabonete líquido neutro em vez de sabonete em barra, que pode ser ressecante.

2. Mantenha a umidade da pele após o banho

Quando tomar banho, prefira sempre água morna – a água quente aumenta o fluxo sanguíneo na pele e pode piorar a descamação e formação de escamas.3 Ao secar-se, não esfregue a pele, uma vez que a fricção pode causar a produção de mais células cutâneas. Em vez disso, apenas pressione suavemente a toalha sobre a pele.Por fim, use um hidratante imediatamente após para manter a umidade, dessa forma a umidade em sua pele fica “presa”.

3. Escolha os produtos de cuidado pessoal corretos

Tente utilizar sabonetes, xampus e produtos similares que sejam do tipo da sua pele. Evite produtos que sejam perfumados, e considere usar um sabonete líquido neutro em vez de sabonete em barra, que é ressecante.4

4. Encontre um tratamento que funcione para você

Lembre-se, todos são diferentes e alguns tratamentos funcionam melhor para algumas pessoas que para outras. Se sentir que o tratamento que está utilizando não está surtindo os efeitos que esperava, converse com seu médico se há outras opções que você poderia tentar.

[Referências]
  1. Entrevista com a enfermeira de dermatologia Julie Van Onselen.
  2. Mayo Clinic . [online]. 2015; Arizona, EUA. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/psoriasis/basics/lifestyle-home-remedies/con-20030838. Acessado em: 03 / 08 / 2015,
  3. National Psoriasis Organization. [online]. Northampton, England; 2015. . Disponível em: http://www.psoriasis.org/page.aspx?pid=411. Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  4. http://www.carehospitals.com/healthlibrary/EncyclopediaDesc.aspx?alpha=D&id=139 (Última data de acesso: 19 Setembro 2012), p. 1 REFERÊNCIA NÃO ENCONTRADA.

Quer saber mais?