Coloque um fim ao sono interrompido

Principais dicas para obter uma boa noite de sono

Se você tem problemas para dormir quando há surtos da psoríase, você não está sozinho. Mas ter uma boa noite de sono é importante.

Falta de sono pode aumentar a probabilidade de você se sentir estressado, ansioso ou deprimido. E, além de afetar o humor, não dormir o suficiente pode interferir com muitos outros aspectos de sua vida, desde trabalho, socialização para sexo e relacionamentos.1

Prepare-se bem

A boa notícia é que há muitas coisas simples que você pode fazer:
  • Tenha certeza de que seu quarto está na temperatura correta. Muitas pessoas acham que dormem melhor se o quarto estiver levemente mais fresco.2
  • Feche as cortinas para manter o quarto escuro. A luz reduz os níveis do hormônio melatonina, que ajuda a induzir o sono. Quando está escuro, você pode produzir mais melatonina e isso ajuda a dormir melhor.3
  • Tenha certeza de que sua cama é confortável e que você possui roupa de cama limpa e macia. Evite lavar roupas de cama com detergentes que possam agredir a pele.
  • Mantenha um creme hidratante próximo de sua cama. Assim, em vez de coçar ao acordar, você pode aplicar o produto.

Os padrões de sono de muitas pessoas voltam ao normal às vezes e ficar estressado pode tornar mais difícil restabelecer seu ciclo normal de sono.

Respire fundo

Se você tem noites agitadas e fica frustrado por não conseguir dormir, tente algumas técnicas de relaxamento. Meditação e técnicas de visualização ajudaram muitas pessoas, então pode valer a pena você explorar.

Outra dica é separar de 20 a 30 minuto de “tempo de preocupação”, algumas horas antes de dormir, e tomar nota das suas preocupações. Registrando suas preocupações neste modo impede que elas fiquem passando em sua cabeça e mantenham você acordado. Vê-las no papel também pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva.

Tente não se estressar

Por fim, é importante que você se dê tempo e não fique muito preocupado. Os padrões de sono de muitas pessoas voltam ao normal eventualmente e ficar estressado pode tornar mais difícil restabelecer seu ciclo normal de sono.4


[Referências]
  1. WebMD [online]. 2015. Disponível em: http://www.webmd.com/sleep-disorders/excessive-sleepiness-10/relationships Acessado em: 03 / 08 / 2015.
  2. Royal College of Psychiatrists, http://www.rcpsych.ac.uk/mentalhealthinfoforall/problems/sleepproblems/sleepingwell.aspx (Última data de acesso: 19 Setembro 2012), p. 4.
  3. Science Daily [online]. 2015; Maryland, EUA. Disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/09/110927155214.htm. Tentativa de acesso em: 03 / 08 / 2015.
  4. Mental Health Foundation. [online]. 2015; Reino Unido. Sleep Matters’ Report. Disponível em: http://www.mentalhealth.org.uk/publications/sleep-report/, p. 31. Acessado em: 03 /08 / 2015.

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