Superando a psoríase nas mãos e unhas

Sintomas comuns e medidas de precaução

A psoríase nas mãos e unhas pode deixar sua atividade diária ou tarefas delicadas difíceis de realizar. Psoríase nas mãos e unhas pode ser difícil de lidar.
As placas são muitas vezes mais visíveis do que aquelas no corpo ou no couro cabeludo, e as mãos são muito importantes nas relações interpessoais, como apertar as mãos em situações sociais e profissionais.

Sintomas comuns da psoríase da mão e unha

A psoríase pode aparecer na parte dorsal das mãos, mas é mais comum nas palmas das mãos. Quando a palma da mão é afetada, as rachaduras se rompem com mais facilidade, o que permite a penetração de bactérias. Isto pode criar um círculo vicioso de inflamação e infecção.

Em cerca de metade dos casos, a psoríase nas mãos afeta as unhas
  • também chamados de corrosão – são a característica mais comum. 
  • As unhas podem tornar-se brancas e espessas. Como resultado da secura, linhas também podem aparecer através da unha. 
  • Quando as cutículas são afetadas, elas não podem mais agir como uma barreira protetora.
  • A inflamação também pode se espalhar embaixo das unhas.

Em cerca de metade dos casos, a psoríase nas mãos afeta as unhas.

Opções de tratamento e precauções

Você deve conversar com seu médico sobre a psoríase nas mãos e unhas e as opções de tratamento atuais. Você também pode pedir ajuda com estratégias de como lidar com a psoríase e precauções simples que você pode tomar.

As medidas preventivas podem incluir evitar movimentos que causem fricção repetida com as mãos. Por exemplo, tricô pode agravar as lesões. 

Seu médico também pode recomendar o uso de luvas para proteger a pele da sujeira, produtos químicos ou líquidos. Se o seu médico não recomendar luvas, é importante trocá-las com frequência e não as usar permanentemente, pois a pele precisa de ar para se curar.
Esteja ciente de que algumas luvas de borracha contêm produtos químicos que podem levar a uma reação. Finalmente, se as luvas causarem irritação ou transpiração, tente usar luvas de algodão fino em seu interior.

Cuidar bem de suas mãos e unhas

Se você tem psoríase das unhas você deve mantê-las o mais secas possível. Toda vez que você lavar suas mãos, tente secar as pontas de seus dedos com um lenço de papel para absorver toda a umidade que poderia penetrar embaixo das unhas.

O ideal é manter as unhas curtas, uma vez que unhas compridas são mais vulneráveis à infecção. Use cortadores de unha em vez de tesoura. As unhas não devem ser lixadas. Seja sempre muito cuidadoso quando fizer suas unhas, especialmente ao se tratar das cutículas.

Quer saber mais?