Recuperar o controle da psoríase em suas pernas e pés

Sintomas comuns e medidas de precaução

Os sintomas de psoríase podem variar dependendo de que parte do corpo for afetada. Portanto, sempre discuta sobre seu caso com seu médico, que poderá lhe prescrever um tratamento apropriado e ajudar você a tratá-la.

Sintomas e como lidar com a psoríase nas suas pernas

Psoríase nas pernas assume a forma de placas ovais ou irregulares. Às vezes, várias lesões crescem juntas formando uma lesão maior. Placas nas canelas e joelhos frequentemente provocam muita coceira. Se as placas estiverem localizadas na linha de movimento articular, você pode detectar rachaduras nas lesões. Pode ser útil prestar especial atenção a estas lesões quando você estiver suavizando a pele com um emoliente.

Altas temperaturas ou períodos prolongados em pé ou as podem fazer com que as veias em suas pernas fiquem inchadas, colocando mais tensão na pele.

Sintomas da psoríase nos pés

Psoríase hiperceratósica é comum nos pés e nas mãos. As lesões podem ser bem definidas ou mais difusas. A sola/palma, bem como os lados dos dedos dos pés/mãos são frequentemente afetados.Outra forma é a chamada variante pustular da psoríase. Nesta forma de psoríase uma série de pequenas pústulas (com ou sem escamas, vermelhidão e crostas) resulta em lesões desagradáveis nas solas (ou palmas das mãos). Embora as pústulas se pareçam com uma infecção, elas são, na verdade, estéreis. Os pés podem ficar doloridos e pode ser muito doloroso.O problema pode ser pior para pessoas que têm pé chato, que são altas, estão acima do peso ou que tenham um trabalho que exija que fiquem em pé por períodos prolongados.

Cuidado para os seus pés

Uma boa higiene diária é essencial quando a psoríase afeta seus pés.1 Os calçados devem ser leves e confortáveis. Escolha sapatos que manterão seus pés frescos e secos e permita que o ar circule livremente.Tente usar palmilhas de espuma, cortiça ou preenchidas com água, que aliviarão a pressão na pele. Você também pode usar palmilhas feitas de polímeros que atuarão como amortecedores de choques e protegerão a pele em processo de cicatrização. Evite sapatos de bico fino e sapatos feitos de material sintético como plástico.No inverno, os pés devem ser mantidos aquecidos, principalmente se você tiver má circulação nas pernas e se seus pés tendem a ficar frios. No verão recomenda-se banho diário nos pés.


[Referências]
  1. AboutHealth.com. EUA. 2015 [online]. Disponível em: http://psoriasis.about.com/lw/Health-Medicine/Conditions-and-diseases/Treating-Psoriasis-on-Your-Hands-and-Feet.--gW.htm. Acessado em 26/07/2015.:

Quer saber mais?